quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Pauta indigesta de aula

O tema da redação para o ENEM me deu muito a percepção de que estou endireitando o barco educativo para o rumo certo: levando curtas, trechos de peça, edição de fotos, mini documentário italiano, mais recentemente essa inversão francesa de papeis e agora também a matéria sobre o espetáculo BR Trans, em que um ator encena histórias de várias travestis. Quem abriu os ouvidinhos e minimamente o coração tinha estofo pra escrever no provão do último final de semana. Mas aos meus estudantes ainda resta passar pelo médio e o governo do meu estado está fechando escolas a rodo. Rolam debates, estimulo discussões, mas quando ouço um estudante contar que depois da mulher quebrar o braço dele, afundou o maxilar dela, acho que está tudo perdido. Só que ele concluiu:
- ...eu me arrependo, não faria de novo...
E a terapeuta garante que é esse "mas" final que salvou a história toda. É catártico contar em voz alta e fazer mea culpa. Resignificar o que rolou. Escutar em voz alta o que se fez. Esse pessoal não vai ao psicólogo, nós mesmos é que fazemos as vezes de.
Depois de levar a matéria BR Trans e ouvir críticas ao cabelo afro da apresentadora, pensei: "isso tem que ser tocado adiante". Muito. Até que os ouvidos se cansem de criar brechas e as mensagens desçam pro coração. Noutra sala também ouvi contra gay e trans. Fiz outro discurso contra homo e transfobia (que bom que tem uma aluna trans noutra turma):
- É aceitável que vocês vão lá bater nela?
- Se ela continuasse lá no canto dela, mas fica mexendo e deixando sem graça até o professor de matemática.
- Pois ela só faz isso por manter a natureza de vocês mexerem e nos deixarem em saia justa nas ruas, escolas, metrês, pois nós não fazemos isso...
Quando um outro "salva a pátria":
- Quando estou com meus amigos e vão falar com uma menina que passou, também digo "deixa em paz, é chato"!
É sempre aos 45 do segundo tempo que tudo parece fazer algum sentido. <3

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial